8 Dicas Básicas que Você Precisa Saber Antes de Comprar os Revestimentos da sua Obra ( A 7ª é Essencial)

  • Home
  • Dicas Técnicas
  • 8 Dicas Básicas que Você Precisa Saber Antes de Comprar os Revestimentos da sua Obra ( A 7ª é Essencial)

O universo dos revestimentos é muito técnico e chega a ser até meio complexo pelo excesso de informações que você precisa saber.

E é comum se sentir inseguro e sem saber por onde começar no meio de um turbilhão de coisas que tem para resolver na obra….

Você já se sentiu assim?

Por vivenciar essa situação com bastante frequência em meus atendimentos com novos clientes, decidi escrever este post reunindo 8 dicas básicas que você precisa saber antes de comprar os revestimentos.

E posteriormente quero abordar tópico por tópico explicando de uma maneira mais ampla cada dica que você vai ver abaixo…

Vamos lá?

DICA 01- Faça um Planejamento!

dica-o1-1

Qualquer ação que tomamos na nossa vida tem que ser planejada, ou pelo menos deveria ser não é mesmo? E na hora de comprar os revestimentos para sua obra não pode ser diferente.

Uma coisa que sempre falo para meus clientes no atendimento é, da importância de ter um profissional como Arquiteto, Designer ou Engenheiro acompanhando todos os processos da obra, por mais que ela seja pequena e aparentemente simples.

Uma situação que sempre vejo acontecer é o cliente contratar a mão de obra, agendar o dia da instalação dos materiais e entrar no desespero porque ainda não comprou nada do que vai ser instalado e não tem como iniciar a obra.

É nesse momento que começa a verdadeira pressão contra o tempo e você quer comprar tudo a pronta-entrega ou com o menor prazo possí­vel para não deixar o pedreiro parado, atrasando a obra.

Mas vamos com calma! Vou te mostrar o passo a passo de como você pode se planejar e levar sua obra de uma maneira mais tranquila.

  • Defina um valor aproximado que você pretende investir nesta fase da obra. Como existem uma diversidade imensa de materiais com valores bem diferentes, é importante você ter uma média de quanto pretende investir para não estourar o seu orçamento.
  • Visite lojas especializadas e showrooms de acabamentos finos, para conhecer os tipos de produtos que combinam com o seu projeto, conheça valores e solicite orçamentos.
  • Faça reuniões com a empresa de mão de obra que pretende contratar, falando dos seus objetivos, informando os tipos de produtos que serão comprados, para que saibam quais materiais irão trabalhar.
  • Após reuniões e orçamentos definidos, faça a encomenda dos seus produtos com antecedência. Geralmente os materiais mais específicos e personalizados, que são o que farão toda a diferença no seu projeto, não são encontrados facilmente a pronta-entrega, somente sob encomenda e dependendo do material e fornecedor o prazo varia de 7 a 90 dias.
  • Contrate a mão de obra se baseando no prazo de recebimento dos materiais.

Se tiver algum material que vai chegar com um prazo diferente dos demais, avise o responsável pela obra, para que ele se planeje.

DICA 2- Contrate uma Boa, ou Melhor… Uma Excelente Mão de Obra!

piso-instado-errado

Não adianta você investir em revestimentos de boa qualidade e alto padrão, se o seu pedreiro não souber instalar, tendo a possibilidade de danificar o material.

Nem sempre aquele profissional que “faz tudo” é uma boa opção.

Em uma obra, muitos materiais precisam de uma pessoa especializada para a instalação, como cimento queimado, pisos viní­licos, pastilhas, porcelanatos de grandes formatos e etc…

cropped-favicon-1.png Uma dica é você pedir indicações de amigos que já executaram um projeto ou contratar empresas indicadas pelo profissional que vai gerenciar a sua obra.

DICA 3 – Visite uma Loja Especializada em Revestimentos
showroom-decortiles-sao-geraldo-1000x630

Imagem Showroom Decortiles

Diferente de Home Centers, que são grandes lojas que vendem de tudo para sua casa e construção, uma boutique de acabamentos finos é mais segmentada e possui uma vasta variedade de pisos e revestimentos de diversos estilos e preços também.

A principal diferença é o atendimento personalizado, pois na boutique você recebe uma consultoria de um vendedor especializado, que geralmente é formado em Arquitetura/Design e irá te ajudar na escolha dos melhores materiais para o seu projeto, de acordo com a sua necessidade e valores que está disposto a investir.

DICA 4- Entenda a Diferença de um Piso BOLD e RETIFICADO

c1cc87b122f074bffebd6af632a80514

Piso Retificado

Você sabe o que são pisos Bold e Retificados? Este é um assunto que sempre gera bastante dúvidas, no futuro farei um post explicando melhor sobre isso, por hora o que você precisa saber é:

BOLD: Porcelanatos ou cerâmicos com borda arredondada.

Na instalação de produtos bold é necessário deixar um espaçamento de 3 a 8 mm entre uma peça e outra, dependendo do modelo comprado.

RETIFICADO: Porcelanatos ou cerâmicos com borda reta.

Depois de produzido este material é cortado com alto grau de precisão. Este tipo de piso é o mais utilizado atualmente, pois o rejunte fica com cerca de 1 a 2 mm, ficando quase imperceptível. Revestimentos com este acabamento trazem mais uniformidade e sofisticação aos ambientes.

DICA 5- Conheça as texturas dos Porcelanatos

Porcelanato City Zen- Decortiles

Porcelanato City Zen- Decortiles

Dependendo do ambiente que você irá aplicar o piso, é de suma importância escolher o porcelanato correto. Vou explicar para você quais são os mais utilizados:

  • O porcelanato Polido tem a superfí­cie lisa e brilhante. Indicado para áreas internas, como salas, quartos, corredores, cozinhas e etc.

Vejo muitos projetos que este piso é aplicado também em banheiros. Mas fique ciente que pisos polidos ao entrar em contato com a água ficam muito escorregadios.

  • O porcelanato acetinado é uma forte tendência na decoração atual. Não possui brilho acentuado, podendo ser utilizado em todos os ambientes, seja residencial ou comercial. É uma ótima opção para revestir banheiros, por não ser tão liso quanto o porcelanato polido.
  • O porcelanato com textura rústica tem a superfí­cie mais antiderrapante de todas, é indicado para os ambientes de contato direto com água, como áreas externas, piscina, garagem com rampa, calçadas e escadarias.

cropped-favicon-1.pngÉ importante ficar atento com essa questão da textura na hora da compra, pois os nomes são praticamente iguais, o que os diferenciam é uma sigla, como no exemplo abaixo de um piso da Decortiles:

  • Porcelanato City-Zen Grafite NAT (porcelanato acetinado)
  • Porcelanato City-Zen Grafite POL (porcelanato polido)
  • Porcelanato City-Zen Grafite EXT (porcelanato rústico para áreas externas)

Já vivenciei casos de clientes que encontraram o piso com valores muito menores em outras lojas, mas na verdade era o mesmo produto com outra textura, o que faz toda a diferençaa no projeto.

DICA 6- Conheça as Variações de Cores que Podem ter o seu Piso
Porcelanato La Roche- Florim

Porcelanato La Roche- Florim- V4

Na hora da compra, este é um detalhe importantí­ssimo, preste muita atenção nessas dicas:

Todos os porcelanatos tem uma classificação ( V1, V2, V3 ou V4) indicando a variação de tonalidade. Veja uma explicação simples para não errar:

V1= Variação uniforme. A diferença entre as peças é bem sutil.

V2= Variação leve. As peças tem uma pequena variação de tonalidade.

V3= Variação Moderada. As peças tem variações de estampas em uma mesma caixa, mas as nuances são bem parecidas, proporcionando um aspecto natural ao seu ambiente.

V4= Variação Aleatória. Essa classificação é o máximo de variação que um piso pode ter. Indicado para projetos em que o piso e/ou revestimento serão protagonistas. Materiais com esse tipo de especificação, podem ter uma peça completamente diferente da outra.

cropped-favicon-1.pngAntes de comprar um piso ou revestimento que tenha variação V3 ou V4, é importante pedir para o vendedor mostrar mais de uma peça ou fotos, para que você tenha uma noção de como será as variações do seu piso.

DICA 7- MARGEM DE PERDA

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Eu sei que na hora de calcular a margem de perda do piso e revestimento, sempre vem aquela sensação de que vai sobrar um monte de material e o seu dinheiro será desperdiçado, não é mesmo? Mas não pense assim.

O fato de você comprar uma pequena quantidade a mais pode te livrar de grandes problemas. Veja alguns exemplos:

-Faltar piso na hora do assentamento e não ter mais estoque do produto no mesmo lote.

O que isso significa? Que pode ocorrer a possibilidade do seu complemento vir com uma tonalidade diferente do que já esta assentado, ou até mesmo com a bitola diferente, que é uma pequena diferença no formato da peça.

– Necessidade de fazer alguma manutenção e ter de remover uma parte do piso .

Se você não tiver o piso guardado, o risco de você não achar o mesmo piso é muito grande. Como existem uma grande variedade de pisos no mercado, é comum eles sairem de linha e ficar mais difícil de achar.

E só quem passou por essa situação de faltar material na obra, sabe bem o que é viver em pleno desespero, rs, não é mesmo?

Existe uma norma NBR981/87 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que diz que deve ser previsto uma margem de sobra de 5% a 10% em todos os tipos de revestimentos.

Mas quando tratamos de grandes formatos, a partir de 80×80 cm, os 10% não resolvem, esse tamanho de peça aumenta a probabilidade de perdas na hora do recorte.

E falo isso por experiência própria, em quase todas as vezes que eu calculei 10% para grandes formatos, faltou material.

Então o mais indicado é sempre verificar a quantidade de peças que será necessário para revestir a área, através de uma paginação ou considerar de 15% a 20% a mais para grandes formatos.

DICA 8- ESCOLHA DA ARGAMASSA CERTA

dica-o1-2

Argamassa especificada de maneira errada causa muitos problemas!

Existem diversos tipos de argamassas, mas hoje vou mostrar as mais usadas, que são a ACI, ACII e ACIII, com duas cores diferentes, branca e cinza.

Argamassa ACI é recomendada para assentar revestimentos cerâmicos de pequenos formatos para áreas internas.

Argamassa ACII é recomendada para assentamento de revestimentos cerâmicos com tamanhos médios. Pode ser usado em áreas internas e externas.

Argamassa ACIII é recomendada para assentar porcelanatos de grandes formatos ( até 120×120) mármores, granitos, pisos cimenticios e etc.

Quanto menor a resistência da argamassa, mais barata ela é. E a argamassa branca, tende a ter o preço maior que a cinza.

Toda parte de baixo de um porcelanato é porosa. Por isso se você comprar um porcelanato todo branquinho, e na hora de assentar resolver economizar na argamassa colocando a cinza, pode acontecer do seu piso manchar.

Use essa regra simples: Se o piso/revestimento for claro, use argamassa branca e se for escuro, pode usar a argamassa cinza.

O que você achou das dicas? Tem mais alguma sugestão?

Siga o Revestindo a Casa nas nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que está acontecendo no universo dos revestimentos!

Abraços e até logo!

As fotos dos projetos que estão nesse blog e os seus direitos autorais pertencem aos seus proprietários. Como nossa maior fonte de busca é a internet, as vezes não conseguimos localizar a fonte correta. Se você ver alguma imagem/foto que seja sua e esteja sem os créditos, entre em contato através do e-mail : [email protected] para que possamos dar os devidos créditos.

Newsletter
Tags:
Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing.Trabalha em lojas especializadas em revestimentos de alto padrão há 07 anos e já perdeu a conta de quantos projetos ela ajudou revestir. E como nesta área existem uma gama muito grande de materiais com especificações diferentes, nunca é uma tarefa fácil definir os acabamentos que irão no projeto. Então ela uniu todo amor que tem pela profissão e todo conhecimento técnico que adquiriu para criar o blog Revestindo a Casa e te ajudar nesse momento tão importante da sua obra.

Blog Comments
Avatar

Amei suas dicas! Parabéns pelo seu trabalho!

Avatar

Maria Antonia, que bom! Fico feliz. Segue nossa página no Facebook para saber sempre das novidades aqui do blog (;
https://www.facebook.com/revestindoacasa/
Abs!

Avatar

Quanto conteúdo de qualidade nesse site. Que bom que encontrei esse site. Muito bom mesmo. Deveria ter mais sites assim. Abraço.

Avatar

Francisco que bom que gostou! Obrigada por me acompanhar. Siga o Revestindo a Casa nas redes sociais para ficar sabendo dos artigos novos aqui do Blog. Abraços!

Avatar

Eu adorei esse site. Muito conteudo de qualidade. Parabens

Avatar

Muito Obrigada!

Avatar

Achei interessante esse artigo Parabéns!!!

Avatar

Muito bom seu site. Conteudo de valor. Me ajudou bastante.

Avatar

Nossa Amei !!!

Avatar

Nossa que chique achei lindo

Avatar

Opa! Eu seria capaz de disser que já estive neste blog antes, porém depois de ler o seu post eu percebi que é ótimo para mim. Até mais abraço.

Avatar

Artigo muito bom. Eu acabei de localizar o seu website e queria falar que de fato os seus posts são ótimos. Felicidades abraço.

Leave a Comment