Estilo Escandinavo com um Toque de Brasilidade

Por LyraNavas Arquitetura Cinco países escandinavos – Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia – compartilham uma cultura visual distinta e com condições climáticas que proporcionam a ocorrência de dias mais curtos e escuros e noites mais longas. Por esse motivo, os espaços demandam cores claras e uso de aberturas como grandes janelas de vidro, para […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 05 abril 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Por LyraNavas Arquitetura

Cinco países escandinavos – Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia – compartilham uma cultura visual distinta e com condições climáticas que proporcionam a ocorrência de dias mais curtos e escuros e noites mais longas. Por esse motivo, os espaços demandam cores claras e uso de aberturas como grandes janelas de vidro, para a entrada de mais luz natural nos ambientes para a obtenção de um melhor conforto térmico e lumínico e espaços simples, clean, minimalistas e aconchegantes, com tons de cores neutros na composição.

Fazendo um paralelo com os projetos de interiores elaborados por profissionais no Brasil atualmente, observa-se uma forte inspiração no estilo escandinavo.

VEJA MAIS: 06 dicas para ter um projeto com Estilo Industrial em ambientes inspiradores

 O estilo escandinavo teve seu início no século XX no norte da Europa, na exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo, porém, a sua predominância se deu por volta da década de 1950. Os artistas e designers frequentemente se inspiravam nos elementos da natureza para os seus desenhos: as formas curvas, as texturas derivadas da flora e da fauna e buscavam aliar o funcionalismo, a simplificação da forma e a democratização do design para promover a qualidade de vida, o conforto e o bem-estar. Alguns artistas tiveram bastante relevância nesse período: Arne Jacobsen, Verner Panton, Hans Wegner e Louise Campbell.

VEJA MAIS: Tendências de Decoração para deixar sua Casa um Refúgio urbano

Os elementos da decoração estilo escandinavo são mesclados facilmente com os elementos rústicos muito utilizados no design brasileiro: como, por exemplo, a madeira. Por ser versátil, traz a possibilidade de aplicação no mobiliário, em painéis, divisórias de ambientes, mesas, objetos decorativos entre outros. É um material que traz um aspecto aconchegante para o ambiente e é capaz de transformar um espaço simples, sofisticado e contemporâneo, como podemos ver nas imagens abaixo.

Cabeceira estilo Escandinavo, com madeira e fundo branco
Foto: Histórias de Casa

Parede de cobogos brancos, piso cinza e sofa branco
Imagem: Pinterest

sala estilo escandinavo, com piso cinza, mesa branca e painel da televisao de madeira
Imagem: Pinterest

sala estilo escandinavo com mesa branca, tronco de madeira no centro da mesa, garrafas transparentes com flores
Imagem: Pinterest

Sala com piso cinza claro, mesa de madeiras e cadeiras claras
Projeto: Patricia Martinez

Dormitório casal, com madeira, cimento queimado e cobogo, elemento vazado
Imagem: Pinterest

Soraya Navas é de São Paulo, formada em Design de Interiores e adora viver na cidade, conhecer lugares e pessoas interessantes.
Ama dar ideias e dicas, principalmente de interiores, e acredita que o compartilhamento de saberes enriquece e conecta as pessoas.

Fernanda Lyra é da Paraíba e atualmente vive em São Paulo, formada em Arquitetura e Urbanismo e tem experiência em Interiores. Ama viver novas experiências e está sempre aberta para conhecer pessoas e eternizar bons momentos e também adora compartilhar conhecimento.

Clique Aqui conheça o Instagram da Dupla e inspire-se!


Lilian Revestindo a Casa
Calendario 05 abril 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais