Especiaria Antiga foi eleita a cor de 2019 das Tintas Eucatex

Uma cor que transita entre o étnico e o elegante, capaz de trazer para os ambientes internos e externos a sensação de aconchego e de cuidado pela sua conexão com elementos como os alimentos, a gastronomia – em especial as especiarias e os temperos – e com a terra. Assim é o tom Especiaria Antiga, eleito pelas Tintas Eucatex como a Cor do Ano de 2019.

Cor do Ano Eucatex- Especiaria Antiga

Escolhida a partir de um estudo de comportamento, feito em parceria com a consultoria Tendere, Especiaria Antiga apresenta uma mistura de tons, que parte do terroso e traz nuances de rosa e vermelho, num matiz mais opaco, que resulta numa coloração levemente acinzentada, que flerta com o étnico e com o refinamento.

“A cor estimula a elegância e a criatividade, pois sendo um tom de tempero, estabelece uma conexão entre a nossa cultura com os elementos advindos do mundo oriental, fazendo referência à alquimia da cozinha e às criações cotidianas, transmitindo a sensação de alegria, sociabilidade e animação comedida”, explica Patrícia Sant´Anna, chief visionary officer da Tendere.

No Brasil, o tom de Especiaria Antiga, segundo o estudo, rememora ainda à lembrança da tradição colonial das pinturas de parede, feitas da cal de mariscos, pedras ou tabatinga, e as madeiras tingidas de cola, óleo ou têmpera, coloridas em anil ou índigo (azul), urucum (vermelho-vivo), o açafrão (amarelo), o pau braúna (preto), ipê e cochonilha (escarlate/cor de rosa).

Cor do Ano Eucatex- Especiaria Antiga

Trata-se de uma aposta que consolida o crescimento da tendência dos tons terrosos, que misturam as paletas rosadas com um perfume de nude e representam uma fusão entre as culturas orientais e ocidentais.

O que vocês acharam da cor do ano?

Abraços!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *